Mulheres Reflexões

Reflexão: Saber Envelhecer Por Gláucia Rosalino

12/07/2017

Envelhecemos, e agora?

Acredito que a maioria das pessoas envelhece sem perceber. Nós mulheres colocamos mais atenção e foco nesse assunto, entretanto parece que somos pegas de surpresa quando nos damos conta do fato.

Quando tinha 44 anos, estava incomodada com minha aparência de “cansada”. Pelas manhãs eu ficava um tempo na frente do espelho querendo entender o que estava acontecendo, até que certo dia, após fitar-me com mais atenção caiu à ficha: “estou envelhecendo”. Um susto! Mas, de algum modo, mesmo que lentamente, vamos nos dando conta do envelhecimento. Pequenas rugas, ganho de peso, perda de tonicidade, de flexibilidade, de hormônios… Enfim, nosso metabolismo nos avisa sobre o que está acontecendo. Porém, existem outros impactos que acompanham essas mudanças e por vezes é invisível aos olhos dos outros. Os impactos psicológicos e emocionais.

Após os 40 anos a maioria das mulheres enfrentam dúvidas e inseguranças em relação à autoestima e sua própria identidade.

Como manter as características de uma construção de imagem durante anos sem parecer inadequada? Como manter a jovialidade que “à francesa” foi retirando-se? Como lidar com todas essas perdas ao mesmo tempo? Infelizmente muitas mulheres sucumbem à depressão. O movimento do envelhecer nos impõe perdas e essas são difíceis de serem elaboradas.

Mas, vale à pena refletir e perceber que nosso século é o da informação e da tecnologia. Possuímos atualmente alternativas que nos ajudam muito! Nutrição, atividades físicas, yoga, terapias integrativas, vitaminas e profissionais que se dedicam a essa temática!

Antes de qualquer coisa, o importante é valorizar a transição para a maturidade, pois só existe uma maneira de não envelhecermos: morrermos antes! Então, observe à sua volta o quanto sua trajetória tem valor e significado. Observe suas lutas e se aproprie dessa vitória de ter chegado até aqui.

Eu, você, todas nós mulheres na meia idade, nos sentimos atingidas com o esse start do envelhecimento. Porém, aceitar nossa história nos fará compreender que somente o corpo envelhece. Nossa alma poderá permanecer jovem, pois só depende de nós mantermos nossos sonhos e desejos vivos e principalmente batalhar por eles.

Então, troque seu botox por um sorriso sincero de bem estar consigo mesmo e encare sua existência como uma oportunidade de ser tripulante dessa aventura que é a vida. Lembre-se que estamos suspensos no universo e que somos seres especiais e estelares. Viva sua vida com alegria, amor e muita gratidão!

Gláucia Rosalino

Psicóloga Clínica e Consultora em Gestão de Pessoas
Atualmente Discente em Terapia Vibracional Quântica
48- 999630855

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder Gio 13/07/2017 em 11:32 pm

    Muito verdadeiro e sabias palavras.

  • Deixe um Comentário

    Quer Mais?

    Cadastre-se e receba novidades e conteúdos exclusivos por e-mail
    Email
    Fique por dentro das novidade!